Duas horas com os mestres abobadeiros

Os documentários À conversa com os mestres abobadeiros e Na obra com os mestres abobadeiros resultam de duas entrevistas gravadas a quatro mestres construtores de abóbadas, chamados de “mestres abobadeiros”, da região do Alentejo, no âmbito de dois eventos: as Jornadas Europeias do Património, realizadas em Moura em 23 de Setembro de 2023, promovidas pela Câmara Municipal de Moura; e durante a visita à obra da construção de uma abóbada numa casa em Baleizão, em 15 de Dezembro de 2023.

Os mestres abobadeiros são oriundos de diferentes regiões do Alentejo e pertencem a diferentes gerações: António Galamba (n. 1960, Serpa), Hélder Ferreira (n. 1958, Serpa), Joaquim Agulhas (n. 1975, Amareleja) e Manuel Fialho (n. 1952, Vidigueira).

Com estes documentários pretende-se registar a memória do saber-fazer de construção de abóbadas que está prestes a perder-se, chamar a atenção para este património arquitectónico e cultural particular e para promover a sua conservação e reabilitação.

As entrevistas foram realizadas por João Vieira Caldas do CiTUA – Centro de Inovação em Território, Urbanismo e Arquitetura e por Mafalda Batista Pacheco do CHAM. Os documentários foram realizados por Mafalda Batista Pacheco e produzidos no CHAM – Centro de Humanidades. Os registos de vídeo em Moura foram recolhidos por Fabio Moreira da Câmara Municipal de Moura e em Baleizão por Mafalda Batista Pacheco.

#vaultedsouth#CHAMinvestiga#CHAM#IHA#FCSH