IX COLÓQUIO INTERNACIONAL A CASA SENHORIAL: ANATOMIA DOS INTERIORES Centros e Periferias, Encruzilhadas e Circulações

 

 

No âmbito do IX COLÓQUIO INTERNACIONAL A CASA SENHORIAL: ANATOMIA DOS INTERIORES. Centros e Periferias, Encruzilhadas e Circulações, que decorreu em Ponta Delgada entre 7 e 11 de Maio de 2025, tivemos a oportunidade de apresentar uma reflexão sobre as características espaciais do espaço abobadado através da análise de um conjunto de doze casas senhoriais com abóbadas localizadas no Baixo Alentejo (Alvito, Amareleja, Moura, Portel e Serpa).

Um compartimento com tecto em abóbada tem uma espacialidade que lhe confere elegância e dignidade, independentemente da sua dimensão ou contexto mais erudito ou popular. No interior, o intradorso da abóbada amplia a superfície do tecto, tornando-o maior e mais ventilado. No exterior, o volume do extradorso torna-se um desafio que é preciso suavizar ou ocultar.

Nesta comunicação, com o título “Morfologia dos interiores abobadados em casas senhoriais do Baixo Alentejo“, debruçamo-nos sobre características construtivas, formais e decorativas para esboçar uma anatomia das casas abobadadas alentejanas.

O rico programa do colóquio contou ainda com várias visitas técnicas a casas senhoriais na ilha de São Miguel.

#vaultedsouth#CHAMinvestiga#CHAM#IHA#FCSH