Arquitectura(s) Vernácula(s) em Portugal, Escola de Verão NOVA FCSH

Arquiteturas vernáculas em Portugal

De 7 a 9 de Setembro de 2023, a coordenadora responsável do projecto Vaulted South, Mafalda Pacheco, vai ministrar o curso Arquitectura(s) Vernácula(s) em Portugal, inserido no programa da Escola de Verão NOVA FCSH.

O curso tem como objetivo fazer uma aproximação à(s) arquitetura(s) vernácula(s) em Portugal e de discutir a pertinência do seu estudo e da sua salvaguarda. Parte-se da análise de inquéritos realizados em meados do século XX, em particular da Arquitetura Popular em Portugal (1961), e pretende-se discutir os seus objetos, métodos e representações enquadrando-os à luz de congéneres europeias. É feita uma releitura crítica a exemplares vernáculos com o intuito de identificar os princípios basilares inerentes e os processos transformativos mais correntes. Visa-se munir o participante de conhecimentos necessários para fomentar um olhar indagador e informado e incentivá-lo a enriquecer o debate com exemplos seus conhecidos.

#vaultedsouth#CHAMinvestiga#CHAM#IHA#FCSH