“Rota das abóbadas” em Moura

Um dos objectivos do Vaulted South é disseminar junto da população o trabalho de investigação e partilhar com o público em geral dados do projecto, como aconteceu nas Jornadas Europeias do Património 2023 que se realizaram em Moura, a 23 de Setembro de 2023.

Na continuação dessa acção, a cidade de Moura foi escolhida para testar a geração de rotas de visita aos edifícios abobadados que fazem parte do inventário Vaulted South alojado na plataforma Omeka. Através do uso do módulo Network Analyst da ESRI aplicado à base de dados, foram geradas 4 rotas-piloto, com partida junto à Câmara Municipal de Moura:

“Rota das abóbadas de Moura” Visita todos os edifícios de Moura onde foram identificadas abóbadas, com a indicação dos usos e ordem sugerida de visita. Têm uma distância de 3Km260m num total de 35 paragens.

“Rota das abóbadas religiosas” Percorre os edifícios religiosos de Moura (igrejas, capelas e conventos) num total de 2Km503m com 8 paragens.

“Rota dos tipos de abóbadas” Descobre a variedade de tipos e geometrias de abóbadas através da visita a edifícios com mais de três tipos de abóbadas diferentes ao longo de 2Km254m com 8 paragens.

“Rota do TOP 3 dos edifícios abobadados” Visita aos três edifícios com mais de 10 compartimentos abobadados com uma distância de 1Km450m.

Encoraja-se o teste destas rotas e a descoberta deste património construído. A partilha do feedback pode ser feita através do formulário:

#vaultedsouth#CHAMinvestiga#CHAM#IHA#FCSH