Comunicação “Morfologia dos interiores abobadados em casas senhoriais do Baixo Alentejo”

No âmbito do IX COLÓQUIO INTERNACIONAL A CASA SENHORIAL: ANATOMIA DOS INTERIORES. Centros e Periferias, Encruzilhadas e Circulações, que decorreu em Ponta Delgada entre 7 e 11 de Maio de 2025, tivemos a oportunidade de apresentar uma reflexão sobre as características espaciais do espaço abobadado através da análise de um conjunto de doze casas senhoriais com abóbadas localizadas no Baixo Alentejo (Alvito, Amareleja, Moura, Portel e Serpa).

Um compartimento com tecto em abóbada tem uma espacialidade que lhe confere elegância e dignidade, independentemente da sua dimensão ou contexto mais erudito ou popular. No interior, o intradorso da abóbada amplia a superfície do tecto, tornando-o maior e mais ventilado. No exterior, o volume do extradorso torna-se um desafio que é preciso suavizar ou ocultar.

Nesta comunicação, com o título “Morfologia dos interiores abobadados em casas senhoriais do Baixo Alentejo“, debruçamo-nos sobre características construtivas, formais e decorativas para  esboçar uma anatomia das casas abobadadas alentejanas.

O rico programa do colóquio contou ainda com várias visitas técnicas a casas senhoriais na ilha de São Miguel.

 

 

Brick Vaults in Southern Portugal . Revista de História da Arte nº19

 

Apresentamos o mais recente resultado do Vaulted South: Brick Vaults in Southern Portugal da Revista de História da Arte, número 19, acabado de sair no mês de Março e coordenado por Margarida Tavares da Conceição, Mafalda Batista Pacheco e João Vieira Caldas, membros do projecto.

O volume é fruto dos debates realizados no Forum Vaulted South — Saber construtivo vernáculo e abóbadas em tijolo — e do posterior desenvolvimento feito pelos seus autores. É composto por cinco artigos, uma entrevista e um ensaio acompanhado por um teaser de dois documentários.

Com “Brick Vaults in Southern Portugal” pretendeu-se dar continuidade à investigação das abóbadas de tijolo vernáculas do sul de Portugal que tinha começado com o projecto exploratório Vaulted South (2022-2023), através de uma visão interdisciplinar, externa e de alcance global (em inglês), de forma a estender o debate para fora das fronteiras portuguesas e abrir portas a novas questões e investigações.

Agradecemos à coordenação da Revista de História da Arte, a todos os contribuidores e revisores do número, aos participantes do Forum, à equipa e consultores do projecto, aos mestres abobadeiros que foram entrevistados e aos habitantes e utilizadores dos edifícios abobadados estudados pela equipa que gentilmente partilharam o seu “saber fazer” e “saber viver”.

#vaultedsouth#CHAMinvestiga#CHAM#IHA#FCSH 

 

“Rota das abóbadas em Moura” já tem flyer

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em celebração das Jornadas Europeias do Património 2024, e fazendo um ano desde que participámos nas jornadas de 2023 em Moura, disponibilizamos um roteiro visual para ajudar na descoberta das abóbadas do centro histórico de Moura. Realizado com a ajuda de análise de rotas em ambiente SIG, perceber esta grande riqueza cultural é agora mais intuitiva e informada. Esperemos que gostem!

#vaultedsouth#CHAMinvestiga#CHAM#IHA#FCSH 

Duas horas com os mestres abobadeiros

Os documentários À conversa com os mestres abobadeiros e Na obra com os mestres abobadeiros resultam de duas entrevistas gravadas a quatro mestres construtores de abóbadas, chamados de “mestres abobadeiros”, da região do Alentejo, no âmbito de dois eventos: as Jornadas Europeias do Património, realizadas em Moura em 23 de Setembro de 2023, promovidas pela Câmara Municipal de Moura; e durante a visita à obra da construção de uma abóbada numa casa em Baleizão, em 15 de Dezembro de 2023.

Os mestres abobadeiros são oriundos de diferentes regiões do Alentejo e pertencem a diferentes gerações: António Galamba (n. 1960, Serpa), Hélder Ferreira (n. 1958, Serpa), Joaquim Agulhas (n. 1975, Amareleja) e Manuel Fialho (n. 1952, Vidigueira).

Com estes documentários pretende-se registar a memória do saber-fazer de construção de abóbadas que está prestes a perder-se, chamar a atenção para este património arquitectónico e cultural particular e para promover a sua conservação e reabilitação.

As entrevistas foram realizadas por João Vieira Caldas do CiTUA – Centro de Inovação em Território, Urbanismo e Arquitetura e por Mafalda Batista Pacheco do CHAM. Os documentários foram realizados por Mafalda Batista Pacheco e produzidos no CHAM – Centro de Humanidades. Os registos de vídeo em Moura foram recolhidos por Fabio Moreira da Câmara Municipal de Moura e em Baleizão por Mafalda Batista Pacheco.

#vaultedsouth#CHAMinvestiga#CHAM#IHA#FCSH 

Percurso virtual na Quinta de São Brás em Serpa

A partir do levantamento 3D por laserscanning da casa da Quinta de São Brás, em Serpa, foi realizada a modelação 3D em ambiente BIM com o software AutoCad Revit. Explore esta casa desde o exterior até aos compartimentos abobadados do interior através de pequenas visitas virtuais, uma ao modelo da nuvem de pontos (esquerda) e outra ao modelo 3D renderizado (direita).

#vaultedsouth#CHAMinvestiga#CHAM#IHA#FCSH 

Os relatórios científicos das missões já estão disponíveis!

Ao longo dos 18 meses do Vaulted South, a equipa realizou 5 missões de trabalho de campo no Alentejo e Algarve onde foram inventariados um total de 223 edifícios vernáculos com cobertura e abóbada, 117 no Alentejo e 107 no Algarve: 

Nº da missão

Mission nº

Nº de lugares inventariados

Nº of places surveyed

de edifícios inventariados

Nº of surveyed buildings

Uso religioso

Religious use

Uso civil

Civilian use

Infraestructuras

Infra-structures

1 – Alentejo

4

25

13

12

1

2 – Alentejo

5

33

10

23

0

3 – Alentejo

7

40

13

27

0

5 – Alentejo

3

19

5

14

0

Total Alentejo

19

117

51

76

1

4 – Algarve

9

56

8

47

1

6 – Algarve 

22

50

2

48

0

Total Algarve

31

106

10

95

1

TOTAL

50

223

61

171

2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os cinco relatórios científicos já estão disponíveis para consulta:

Relatório científico 1      Relatório científico 2      Relatório científico 3       Relatório científico 4        Relatório científico 5

#vaultedsouth#CHAMinvestiga#CHAM#IHA#FCSH 

 

Lançamento dos modelos 3D dos tipos de abóbadas

No âmbito da aquisição volumétrica das geometrias das abóbadas do Palácio Ficalho e da Quinta de São Brás, em Serpa, durante a missão nº. 2 do trabalho de campo com TLS (Terrestrial Laser Scan) que deu origem aos modelos 3D com nuvem de pontos, foram modelados de forma parametrizada 8 tipos de abóbadas que compõem uma biblioteca BIM (Building Information Model) para uso da comunidade científica (disponibilização em breve).

Biblioteca BIM de modelos 3D dos tipos de abóbadas

12 3 4

5     7            8

1. Abóbada de berço de volta perfeita; 2. Abóbada de berço abatido (arco de 3 centros); 3. Abóbada de berço abatido (arco de elipse); 4. Abóbada de barrete de clérigo; 5. Abóbada de berço aresta; 6. Abóbada de nervuras; 7. Abóbada de vela; 8. Cúpula

#vaultedsouth#CHAMinvestiga#CHAM#IHA#FCSH 

 

“Rota das abóbadas” em Moura

Um dos objectivos do Vaulted South é disseminar junto da população o trabalho de investigação e partilhar com o público em geral dados do projecto, como aconteceu nas Jornadas Europeias do Património 2023 que se realizaram em Moura, a 23 de Setembro de 2023.

Na continuação dessa acção, a cidade de Moura foi escolhida para testar a geração de rotas de visita aos edifícios abobadados que fazem parte do inventário Vaulted South alojado na plataforma Omeka. Através do uso do módulo Network Analyst da ESRI aplicado à base de dados, foram geradas 4 rotas-piloto, com partida junto à Câmara Municipal de Moura: Rota das abóbadas de Moura, Rota das abóbadas religiosas, Rota dos tipos de abóbadas e a Rota do TOP 3 dos edifícios abobadados. Para uma descoberta deste património construído, disponibilizamos uma versão piloto das rotas num ficheiro em formato .kml para que possam ser adicionadas ao Google Maps e testadas.

#vaultedsouth#CHAMinvestiga#CHAM#IHA#FCSH